sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Laptop com Wi-Fi danifica espermatozoides, diz pesquisa

Estudo mostra que, se usado no colo, o calor gerado pelo computador afeta a qualidade do esperma
Preste atenção em como seu marido usa o notebook no dia a dia. Um estudo argentino publicado na revista científica Fertility and Sterility mostrou que usar onotebook conectado a uma rede Wi-Fi no colo pode afetar a fertilidade masculina.
Para chegar a esse resultado, os cientistas, liderados pelo bioquímico Conrado Avendaño, da Sociedade Argentina de Medicina Reprodutiva, recolheram amostras de sêmen de 29 pacientes saudáveis e as dividiram em duas partes: a primeira foi exposta a um laptop conectado à web via Wi-Fi durante 4 horas. A segunda foi incubada em condições idênticas, porém sem a exposição à conexão ou ao computador.
Em seguida, os pesquisadores avaliaram a mobilidade e a fragmentação do DNA de cada amostra. Os resultados mostraram que aqueles expostos ao laptop com Wi-Fi mostraram uma queda significativa na mobilidade e um aumento na fragmentação do DNA, o que pode causar a morte celular.
Segundo o urologista Renato Fraietta, da Universidade Federal de São Paulo, estudos anteriores já haviam demonstrado que a temperatura dos laptops é também prejudicial aos espermatozoides. "Quando o portátil fica no colo, a temperatura dos testículos sobe 2,5ºc em uma hora – o que é muito perigoso, uma vez que a produção de esperma depende de baixas temperaturas para acontecer", explica o urologista.
A infertilidade é um problema que afeta cerca de 15 % dos casais, de acordo com a Academia Americana de Medicina de Família, sendo que 5% desses casos estão relacionados apenas ao homem por uma série de motivos: infecções, desequilíbrios hormonais, tabagismo, etc. O uso do computador no colo não está entre os principais fatores, mas não custa evitar, não é mesmo?

Novidades na área de saúde para facilitar a sua gravidez e o pós parto

Teste de gravidez feito em casa com a precisão de um laboratório
Basta um furinho no dedo para você descobrir com 99,5% de precisão se está grávida. A ideia do novo autoteste chamado Accurate é unir a praticidade de um teste de urina e a segurança de um exame de sangue. Ele é capaz de detectar através de uma gota de sangue a presença do hormônio hCG, produzido após a fecundação. O exame pode ser feito a partir da primeira semana de gestação e o resultado sai em 10 minutos. Produzido pelas empresas Lifemed e FK-Biotec, o produto chega ao mercado no segundo semestre e custará, em média, R$ 30. 


Dispositivo para reduzir as dores do parto 


Foi após sofrer muito durante o trabalho de parto que Yael Golombek, diretora geral da empresa israelense ACU Medical Technologies, decidiu criar um aparelho capaz de amenizar as contrações. O resultado é o massageador EasyLabour, desenvolvido por engenheiros com a ajuda de obstetras. O produto tem formato de cinta que deve ser colocada na região pélvica assim que a gestante começa a sentir os primeiros sinais do parto. O massageador fica nas costas e você pode regular a intensidade do movimento. O dispositivo é baseado na pressão por contato, uma técnica terapêutica não invasiva, destinada a aliviar a dor. Inicialmente ele será vendido apenas para hospitais, por isso, não há previsão de preço. Mas, em breve, a empresa pretende atender ao consumidor final. 


Menor bomba extratora de leite do mundo 

Imagine como seria bom se você pudesse tirar leite enquanto cuida do seu bebê ou lê um livro. Com a bomba Freestyle, da marca suíça Medela, isso já é possível. O aparelho pode ser acoplado ao sutiã e não necessita de auxílio manual. Ele também armazena em sua memória informações das extrações efetuadas, como o padrão de sucção preferido, por exemplo. Funciona com baterias recarregáveis e estará à venda a partir da próxima semana. Ainda não há previsão de preço.


Ultrassom na sua casa 


Ter a possibilidade de acompanhar o crescimento do seu filho em sua barriga mesmo sem poder sair de casa, no casoem uma gravidez de alto risco. Para atender essas e outras situações de emergências que a empresa italiana Esaote criou o MyLabOne, um equipamento de ultrassom portátil que pode ser levado para qualquer lugar, inclusive para sua casa. O aparelho é fixado ao braço do médico com o auxílio de tiras. Para funcionar usa baterias de longa duração. MyLabOne começa a ser comercializado a partir do último trimestre do ano e será vendido apenas para médicos e técnicos de medicina de imagem.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sucos naturais: desintoxicantes e receitas

Os sucos naturais são a melhor opção para quem reclama de falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. 
Afinal,o que é mais fácil ?
Ingerir cenoura mais folhas e uma laranja/;ou beber um copo deste suco?
sucoterapia  é preparada somente com alimentos crus ,condição de importância para que os seus elementos nutritivos exerçam ação tanto reguladora como reparadora. 
Aqui os ingredientes permitidos são as verduras, sementes, legumes, brotos, frutas, etc, alimentos que dispõem dos mais poderosos reguladores, contando ainda com a suplementação de outros componentes considerados hoje em dia como medicamentos que são os aminoácidos, carotenóides, bioflavonóides, fibras e principalmente a clorofila. São os chamados “alimentos que curam"!
As vantagens de se ingerir estes alimentos crus devem-se as maiores quantidades de todos os alimento descritos acima que, geralmente são perdidos ou destruídos com o cozimento.Os hábitos alimentares da vida moderna dificilmente ação adequados quanto ao consumo destes alimentos menos ainda crus.São raras as pessoas que consomem verduras, legumes e frutas crus na quantidade diária recomendada que é de 75% de alimentos de origem vegetal, crus e frescos.
Erradamente as pessoas tentam compensar essa carência com suplementos vitamínicos sintéticos. Pensam que podem comprar a saúde com artifícios e pílulas enquanto perpetuam os maus hábitos alimentares.Mas nada se compara aos alimentos vivos.
  O suco é um recurso fácil e rápido de aumentar o consumo desses nutrientes que ajudam o organismo a prevenir e até a travar vários tipos de doenças.
Já existem inúmeros livros e pesquisas que relatam curas fantásticas a partir da pratica habitual de sucoterapia; são cânceres, problemas cardiovasculares alegrias incuráveis e até problemas mentais debelados por esta reengenharia alimentar.

A sucoterapia não admite o uso de açúcar(principalmente o branco) ou adoçantes.

Algumas doenças sérias podem ser minoradas, ou talvez evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos. Mas entenda bem: os sucos não são remédios. São apenas alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo vitaminas e sais minerais de que ele necessita para se manter saudável.
Há outra grande vantagem nos sucos: eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de estar sendo privado de algo. Sucos de vegetais contêm baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e satisfazem.
Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde do que pode imaginar.
Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das suas fibras os líquidos de que precisam; em seguida essas fibras passam para o trato digestivo inferior. Tomando sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo — extrair o líquido das fibras — e oferece ao seu corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita.
O suco feito em casa é muito diferente dos sucos em garrafas, latas, caixas.
 Primeiro é absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito de seu valor depois de algum tempo que o suco foi feito.
Segundo, não é pasteurizado, "cozido", e suas células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde.
Terceiro e último, o suco fresco é absolutamente puro, livre de aditivos e conservantes.

Para se ter uma idéia uma xícara de suco de cenoura contém nutrição equivalente a de 4 xícaras de cenouras cruas, picadas. Sucos frescos, ingeridos imediatamente depois de serem feitos, contêm cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça. Neste processo o organismo recebe os nutrientes necessários: vitaminas e sais minerais.

OS BENEFÍCIOS DOS SUCOS Á SAÚDE

A grande quantidade de alimentos crus, livra o corpo de toxinas, dando-lhe sensação refrescante e tornando-o energizado e relaxado ao mesmo tempo. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele.

Pesquisas demonstraram que o betacaroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o betacaroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças.

Hoje em dia a comunidade médica aconselha o consumo de mais hortaliças que contenham betacaroteno para evitar certos tipos de câncer.  Fontes:cenoura, agrião, couve-flor, espinafre, nabo, brócolis e abóbora.
_ Melhora o sistema cardiovascular,inclusive no controle da hiper e hipotensão;
_ Aumenta a capacidade de purificação do sangue;
_ Aumenta a disposição e a hidratação suavizando a pele e dando mais brilhos aos cabelos;
_ Ajuda na melhoria da qualidade do sono da memória e da lucidez;
_ Aumente a resistência a gripes e resfriados,por ativarem as defesas imunoligas;
_ Aumenta o volume e o transito intestinal prevendo problemas de constipação e todas as doenças advindas deste problema;
_ Ajuda na absorção e posterior eliminação das toxinas;
_ Auxilia e promove melhores condições de nutrição e reposição celular;
_ Permite que os alimentos promovam sua rápida ação terapêutica especifica;
_ Combate os radicais livres. 

Caminhar faz bem, mas você sabe que bem e esse ?


      Além de fazer bem a nossa saúde, uma boa caminhada pode ser fonte de novos amigos e boas companhias! Experimente você também! Eu recomendo… :-)
Uma boa dica para quem quer começar a praticar exercícios, é começar aos poucos, dez minutos hoje, mais quinze amanhã, vinte minutos depois… e quando você perceber já estará fazendo uma ou duas horas de exercício sem perceber, isso é bom porque você cria um bom hábito, se acostuma com o exercício e reduz o risco de desistir. Nada que um pouco de disciplina não resolva!!! :-)
Encontrei dez dicas muito interessantes do dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde. Veja a seguir as dicas citadas por ele:
1. MAIS AMIGOS
     A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos!!!! A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.
2. AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
3. AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.
4. É BOM PARA O CORAÇÃO!
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas – os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.
5. AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o “bom colesterol” (HDL) e diminuir o “mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero. O paciente e seu médico determinarão a melhor alternativa em cada caso.
6. OSSOS MAIS FORTES
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.
7. MAIS VITALIDADE
A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:
- Melhor estabilidade articular;
- Aumento de massa óssea;
- Aumento da taxa de hormônio do crescimento;
- Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;
- Diminuição da pressão arterial;
- Melhor utilização da insulina;
- Controle da obesidade;
- Diminuição do risco de varizes;
- Diminuição do risco de derrame cerebral;
- Diminuição do risco de arteriosclerose;
- Diminuição do risco de lombalgia;
- Aumento da força;
- Aumento da flexibilidade;
- Aumento da resistência aeróbica;
- Aumento da resistência anaeróbica;
- Facilitação da correção de vícios posturais;
- Aceleração da recuperação de várias cirurgias;
- Melhora da qualidade do período gestacional;
- Facilitação do parto normal;
- Facilitação da mecânica respiratória;
8. AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
9. DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.


sábado, 17 de dezembro de 2011

Tenha mais cores na sua alimentação

Se a porção de salada no seu prato se resume a três folhas de alface com tomate e cebola todo santo dia, provavelmente seu esforço para ser saudável só está servindo para deixá-la com a consciência mais leve. Comer apenas algumas cores de alimento, e não uma gama completa, não traz todos os nutrientes necessários para uma dieta rica e benéfica. "Cada cor de alimento tem fitoquímicos únicos. Todos esses compostos são responsáveis por diferentes processos que protegem sua saúde", explica David Grotto, autor de 101 Optimal Life Foods (inédito no Brasil).

Por isso, não adianta você virar fã exclusivamente de brócolis. "Não é possível encontrar todos os nutrientes em apenas uma fonte. Precisamos consumir todo o espectro de cores", completa Jocelem Salgado, professora de nutrição da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP). De acordo com um estudo do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, as propriedades benéficas dos corantes fortalecem o organismo e ajudam a reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas. "Preferir alimentos coloridos e nutritivos também vai ajudá-la a ter mais saúde física e mental. Afinal, quem se alimenta bem tem maior concentração e melhor desempenho do cérebro", diz a nutróloga Cristiane Coelho Ognibene, de São Paulo.

Para garantir saúde e bem-estar, o ideal é consumir de três a cinco frutas de diferentes cores e de quatro a cinco porções de hortaliças, também variando a tonalidade, por dia. Veja o que cada cor traz de benefícios e como transformar o seu cardápio em um arco-íris.

No caminho do arco-íris
Não é só para o prato ficar mais bonito. Cada gama de cores de alimentos garante diferentes benefícios à sua saúde

Laranja
Xô, doenças! O betacaroteno, responsável pela cor alaranjada dos alimentos, tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. "Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo as células tumorais", diz a nutróloga. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o consumo de frutas alaranjadas e amarelo-escuras ajuda a prevenir o câncer de colo uterino, segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres. Mas as benesses dessa cor vão além: pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a USP, apontaram uma grave falta de vitamina K na alimentação do brasileiro. Esse nutriente atua no metabolismo ósseo e ajuda a evitar a osteoporose, doença que atinge 25% das mulheres depois dos 50 anos. Incluir uma cenoura crua por dia na dieta é o suficiente para suprir o organismo com a vitamina. 

Verde

Os alimentos com esse pigmento contêm fitoquímicos, como os isotiocianatos, que ajudam a prevenir doenças como o câncer. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, e reduzir o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira. Precisa de mais motivos para encher o prato com essa cor? Dados da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde, apontam que uma das principais carências do brasileiro é a vitamina A, encontrada em vegetais verde-escuros. Além de proteger a córnea, a parte transparente dos olhos, o nutriente participa na defesa do organismo, combatendo infecções.

Roxo, azul e preto
Nada de baixo-astral. As três cores são energia pura. Elas contém antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. O trio maravilha também é ótimo na prevenção de problemas nas articulações. "A coloração escura auxilia a função cognitiva e tem propriedades antioxidantes, que participam do combate ao câncer", diz Grotto.

Amarelo
Vibrantes como o Sol, são cheios de vitamina C, o que favorece o processo de cicatrização e também impede que os radicais livres causem danos à pele. Mas os benefícios não param por aí: "Produtos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestivo, pois contêm a enzima bromelina, que atua como substituta dos sucos gástricos e auxilia na digestão. Além disso, as frutas amarelas têm alto teor de fibras, o que provoca sensação de saciedade e melhora o funcionamento da flora intestinal", explica Cristiane.

Branco
Essa cor do bem tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura, e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol ruim. Em estudo realizado pela USP, pesquisadores apontaram que os jovens brasileiros têm deficiência de vitamina D, responsável pela absorção de cálcio no organismo e importante na regulação do metabolismo. Dos 136 jovens avaliados, mais de 60% apresentaram carência do nutriente, encontrado em alguns alimentos brancos, como cogumelos. A Universidade de Michigan, nos EUA, deu outro alerta: 20% dos casos de hipertensão entre mulheres são decorrentes de insuficiência da vitamina D, que causa descontrole dos níveis da pressão arterial.

Vermelho
Fique esperta: uma pesquisa da Universidade Tufts, nos EUA, concluiu que alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o stress oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Além disso, são protetores do coração. "Apresentam efeito vasodilatador e anticoagulante", diz Cristiane. O estrago causado por deixar essa cor fora do prato é de arrancar os cabelos: isso porque a defi ciência pode refletir em fios fracos e quebradiços! E mais: pode levar a anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental.

Como escolher bem
Os alimentos mais saborosos e nutritivos nem sempre são os mais bonitos da prateleira. Montamos um guia para você saber como encontrar os melhores exemplares de frutas e vegetais no supermercado e como armazená-los para obter o maior número de benefícios 

Verdes
• Alcachofra 
Temporada: agosto a novembro 
Escolha as verde-escuras, pesadas, com folhas bem fechadas que, quando comprimidas, rangem. Quer saber se ela está fresca? Torça para não encontrar manchas pretas na base ou na ponta das folhas. O talo deve ser flexível. O ideal é temperá-la com limão e azeite para turbinar o poder dos antioxidantes. 
Como armazenar: na geladeira, guarde em um saco plástico por até cinco dias.

• Aspargo
Temporada: agosto a novembro
Considerado o "legume de Deus" na Roma antiga por suas propriedades medicinais, ele não pode faltar no prato. Na hora de comprar, vá direto para lanças que apresentem coloração verde vibrante, com gomos fechados e arroxeados. Quanto mais finas, mais doces e macias serão. Para garantir o frescor, apare as extremidades. No preparo, refogue o alimento com azeite. 
Como armazenar: guarde as lanças frescas em recipientes abertos dentro da geladeira. Cozinhe em poucos dias.

• Abacate
Temporada: janeiro a outubro 
Para garantir a qualidade da fruta, que é excelente para atletas, já que evita cãibras, faça o teste na hora. Chacoalhe o abacate. Se fizer barulho, procure outro: o caroço está desprendido da polpa, o que não é bom. Prefira as frutas mais firmes, sem amassados e manchas moles e oleosas com um aspecto brilhante. Para deixar a polpa do abacate verdinha mesmo depois de cortada (pois escurece com facilidade), pingue umas gotinhas de limão sobre a fruta. 
Como armazenar: guarde em local fresco e arejado. Cuidado: amassa com facilidade. Os maduros podem ficar na geladeira por até uma semana, mas, se já estiverem abertos, deixe o caroço encaixado na fruta para atrasar o processo de deterioração. Ainda não estão maduros? Deixe-os fora da geladeira de dois a quatro dias.

• Brócolis
Temporada: agosto a novembro 
Procure por talos rígidos, folhas frescas e botões das flores bem fechados. A coloração deve ser verde-escura ou arroxeada. Passe longe de qualquer um com tons amarelados — são muito amargos. Encha um recipiente com água corrente e deixe as flores de molho por alguns minutos. Em seguida, enxágue e cozinhe no vapor. 
Como armazenar: mantenha refrigerado em saco plástico por até uma semana.

• Vagem
Temporada: outubro a janeiro
Vagens de qualidade têm a superfície lisa e uniforme. As melhores são finas e de textura aveludada e estalam quando você as dobra. Lave em água corrente, esfregando o polegar cuidadosamente sobre ela. 
Como armazenar: após a lavagem, conserve na geladeira em um saco plástico lacrado por até uma semana. 

• Kiwi
Temporada: abril a outubro 
Suculento, o kiwi maduro deve ser macio, mas não mole, pois isso indica que a fruta passou do ponto. Mantenha os amassados, enrugados ou sem cheiro bem longe do carrinho. 
Como armazenar: deixe os kiwis amadurecerem em temperatura ambiente. Quando já estiverem maduros, podem ser conservados na geladeira em um saco plástico por até uma semana.

• Alface
Temporada: o ano todo 
Na hora de montar aquela supersalada, escolha as folhas livres de bordas escuras e manchas cor de ferrugem. Para deixá-las limpinhas, prepare uma solução de água sanitária: para 1 litro de água, adicione 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe de molho por alguns minutos e, em seguida, lave em água corrente. 
Como armazenar: na geladeira, a alface pode ficar até quatro dias em um saco plástico ou em recipiente fechado. Se não for refrigerada, mantenha em local bem seco dentro de um saco plástico aberto. Roxos, azuis e pretos 

• Mirtilo
Temporada: maio a outubro 
Essa frutinha é para pessoas inteligentes, pois turbina a memória e a cognição. Por conter antioxidantes, ajuda a atrasar o processo de envelhecimento, além de auxiliar na redução de inflamações. Selecione as mais rechonchudas e com pele esticada e uniforme, coberta por pequenos pontos brancos. 
Como armazenar: antes de lavar, coloque em um recipiente totalmente vedado e leve à geladeira por um período de cinco a sete dias.

• Uvas
Temporada: janeiro a abril 
Prefira as mais roliças, livres de rugas e que estejam bem fixadas nos cachos. Um pó brancoprateado na superfície indica que as uvas ficarão frescas por mais tempo. 
Como armazenar: antes da lavagem, mantenha os cachos em uma tigela rasa na geladeira por até uma semana. Na hora de comer, lave bem os gomos.

Vermelhos
• Pimentão 
Temporada: outubro a janeiro 
Preste atenção na cor: leve para casa os mais vibrantes, sem manchas ou machucados. O legume deve ser pesado e firme, e o talo, sempre verdinho. 
Como armazenar: deixe a água correr para limpar bem a pele do pimentão. Mantenha-o fresco, refrigerado, por até duas semanas. 

• Morango
Temporada: julho a setembro São muito sensíveis, por isso busque morangos bem vermelhos e sem manchas. O aroma também é importante: deve exalar frescor e doçura. Os melhores são suavemente macios, ainda que firmes. 
Como armazenar: antes da lavagem, coloque os morangos sobre papel-toalha dentro de um recipiente fechado. Eles vão expelir qualquer impureza. 

• Tomate
Temporada: julho a outubro 
Escolha os mais pesados, de cores vivas e sem rugas, furos e machucados. Os melhores não são tão rígidos e têm certa flexibilidade na superfície. A casca deve ser muito bem lavada — o ideal é usar uma escovinha para alimentos com um pingo de detergente para retirar resíduos de agrotóxicos. 
Como armazenar: nunca na geladeira — a temperatura baixa destrói o sabor e a textura. Deixe-os na sombra, por até uma semana.

• Melancia
Temporada: outubro a janeiro 
Pegue no colo para ver o peso! Em seguida, veja se a casca está firme e sem manchas escuras ou afundadas. A superfície deve ser fosca e ter uma cor amarelada na base. Para saber se está madura, bata com os dedos na casca e fique atenta ao som: deve ser oco ou abafado. A polpa não pode ser áspera e o vermelho deve ser vibrante. 
Como armazenar: mantenha a fruta sempre refrigerada para evitar que ela fique fibrosa ou seca. Pode permanecer na geladeira por até uma semana. 

Laranja
• Pêssego
Temporada: setembro a fevereiro 
Pêssegos bons têm um aroma frutado forte e cor amarelada. Não leve se estiverem moles: os maduros devem estar firmes, ainda que levemente macios. O tamanho do pêssego não indica qualidade, portanto, não vá nessa. 
Como armazenar: deixe os verdes em temperatura ambiente. Os maduros podem ir para a geladeira, mas devem ser consumidos em dois ou três dias.

• Laranja
Temporada: o ano todo 
Imbatível, a fonte interminável de vitamina C deve ser pesada, sinal de que está suculenta. Outro bom sinal de frescor: cascas lisas e finas. Deixe de lado as laranjas muito maduras, pois já perderam grande parte dos nutrientes. 
Como armazenar: em temperatura ambiente ou dentro da geladeira por até duas semanas.

Amarelos
• Milho
Temporada: janeiro a julho 
As melhores espigas têm palha verde, mas não completamente secas. Se estiverem fora de refrigeração, devem estar sob a luz do Sol. Para garantir que estão frescos, aperte levemente os grãos robustos. Se sair um líquido esbranquiçado, embrulhe já! 
Como armazenar: sem remover a casca, conserve as espigas dentro da geladeira em sacos plásticos. Depois de cozidos, retire os grãos com uma faca e guarde-os dentro de um recipiente fechado sob refrigeração. 

• Pera 
Temporada: janeiro a julho 
Você quer aquelas que possuem uma fragrância agradável e uma maciez suave no final do cabo. Algumas áreas de cor marrom não interferem na qualidade da fruta. 
Como armazenar: se ainda não está no ponto para ser ingerida, deve amadurecer em temperatura ambiente em um saco de papel parcialmente fechado.

• Abacaxi
Temporada: outubro a janeiro 
Coroada como uma das frutas mais nutritivas, o abacaxi deve ter folhas de cor verde vibrante, a pele firme e suave e liberar aquele doce aroma no final da coroa. 
Como armazenar: se estiver verde, mantenha-o em temperatura ambiente por três ou quatro dias. Na geladeira, por até cinco.

Brancos
• Cogumelos
Temporada: maio a dezembro 
Para comprar bem, escolha somente os que estiverem em um recipiente completamente fechado, com a parte superior (o chapéu) bem firme, sem aparentar textura viscosa com fissuras escuras. Os chapeuzinhos estão abertos e as estrias visíveis? Devem ser consumidos logo. 
Como armazenar: espalhe os cogumelos sobre uma superfície plana, cubra com uma folha de papel-toalha úmido e leve à geladeira por até cinco dias.

• Couve-flor
Temporada: maio a outubro 
Para reunir um buquê fresco e saudável, procure por flores compactas, nunca partidas ao meio, com cor uniforme e livre de manchas escuras. 
Como armazenar: para conservar o alimento, mantenha-o na geladeira por até cinco dias, sem lavar, em um saco plástico perfurado, para que não haja acúmulo de água. Antes de comer, lave bem as flores. Uma boa dica para deixar o buquê branquinho na hora do cozimento é colocar um pouco de leite e uma rodela de limão dentro da água.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sorvete de Maconha liberado no Brasil

Parece que agora vamos ter uma novidade no mercado de sorvetes e esse novo sabor é um daqueles que vai causar muita repercussão. É o sorvete de maconha que foi liberado no Brasil.

A idéia de lançar o sorvete de maconha vem com dois principais objetivos: O primeiro é tentar diminuir o preconceito sobre a planta de maconha que pode e é usada no tratamento de diversas doenças, como por exemplo o câncer.
E o segundo objetivo é a questão de ajudar os viciados em maconha a superar a abstinencia, teoricamente com o sorvete de maconha os viciados poderão aliviar o seu nervosismo e a vontade de consumir a droga através do sorvete de maconha.
As mães, pais e os mais conservadores podem ficar tranquilos pois o sorvete de maconhaque foi liberado no Brasil não contem o principio ativo da maconha, o THC (Tetraidrocanabinol), substancia responsável por causar os efeitos alucinógenos e psicotrópicos da droga.
Em outras palavras o sorvete não causer nenhum dos males que a maconha causa, vai ser apenas um sorvete normal como qualquer outro.
E pra quem gostou da idéia o sorvete de maconha está previsto para chegar no final do ano em estabelecimentos que comercializam sorvete originalmente, como sorveterias, restaurantes, padarias e ele vai vir com algumas versões para melhorar o sabor e agradar todos os gostos. Algumas das versões serão com pedaços de chocolates, menta e pistache.
Parece que o novo sabor anda vai dar o que falar aqui no Brasil, mas agora só nos resta esperar a chegada dele para vermos qual o tamanho da polemica.
E você o que acha do novo sorvete de maconha?

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alimentação Saudável durante a Gravidez

     Quais são as melhores fontes de ferro?       


Carne e marisco: carnes magras, galinha, amêijoas, clara de ovo, peixe, borrego, ostras, porco, sardinhas, peru e vitela.
Legumes e vegetais: brócolis, couves de Bruxelas, feijão verde, ervilhas, batata doce e espinafres, lentilhas, soja.
Fruta: pêssegos, bagas e frutos do bosque, ameixas, passas, damascos, laranja e melancia
Pão e cereais: Arroz e massas, pão enriquecido e cereais variados
Outros alimentos: Amendoins, abóbora e sementes
Desejos durante a gravidez
Os desejos por determinados alimentos durante a gravidez são normais. Apesar de não existir uma explicação que seja aceite por toda a comunidade médica, cerca de 2/3 de todas as mulheres grávidas têm esta experiência. Se tiver um desejo súbito por uma determinada comida, satisfaça-o, desde que forneça alguma energia ou nutriente essencial. Contudo, se os desejos persistirem e a impedirem de obter outros nutrientes na sua dieta, tente balancear com uma alimentação saudável. Este distúrbio denomina-se picamalácia, ou simplesmente pica, e está associado a uma deficiência em ferro - anemia.
Durante a gravidez, o seu paladar pode alterar-se. Pode deixar de apreciar alimentos que gostava bastante antes de ficar grávida. Do mesmo modo, durante a gravidez, certas mulheres sentem desejos súbitos por elementos estranhos não alimentares, como gelo, areia, giz, cinza ou tinta. Não ceda a estes desejos - podem ser nefastos e prejudicar tanto a si como ao seu bebé.
Caso tenha algum problema de saúde que a impede de manter uma dieta equilibrada e de ganhar peso, peça conselhos ao seu médico. Nutricionistas credenciados são profissionais que a podem ajudar durante a gravidez a manter uma alimentação saudável

● Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez. O álcool está relacionado com partos prematuros, retardos mentais, defeitos de nascimento e baixo peso dos bebés.

● Limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia. Lembre-se: o chocolate contém cafeína - a quantidade de cafeína num chocolate é equivalente a 1/4 de café.

● O uso de sacarina (adoçante) é fortemente desencorajado durante a gravidez porque pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais.

● Diminua a quantidade total de gorduras que ingere para 30% ou menos das suas calorias diárias. Para uma dieta de 2000 calorias diárias, esta taxa é de 65 gramas, ou menos, de gordura por dia.

● Não coma espadarte, Luciano ou cavala, devido ao alto teor de mercÚrio que estes peixes contêm.


● Evite queijos suaves como feta, brie e camembert . Estes queijos podem causar infecção por Listeria. Não há a necessidade de evitar queijos processados, em creme, rijos ou iogurte.

● Evite peixe e mariscos cru, especialmente ostras ou amêijoas



O que comer quando a grávida sente-se indisposta...

Durante a gravidez, a mulher grávida pode acordar com indisposições, diarreia, obstipação ou náuseas. Pode ser extremamente difícil ingerir alimentos, ou pode sentir-se doente só com a ideia de comida. Eis algumas sugestões:

Enjoos matinais: Coma cereais ou bolachas sem sal antes mesmo de sair da cama; coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; evite gorduras e fritos.

Obstipação: Coma mais frutas frescas e legumes. Beba 7 copos de água por dia.

Diarreia: Coma alimentos que contêm pectina para ajudar a absorver o excesso de água. Alimentos que contêm pectina são bananas, arroz branco e pão branco refinado.

Azia: Coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; tente beber leite antes de comer; limite alimentos e bebidas com cafeína.

Alimentos a Evitar durante a Gravidez



● Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez. O álcool está relacionado com partos prematuros, retardos mentais, defeitos de nascimento e baixo peso dos bebés.

● Limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia. Lembre-se: o chocolate contém cafeína - a quantidade de cafeína num chocolate é equivalente a 1/4 de café.

● O uso de sacarina (adoçante) é fortemente desencorajado durante a gravidez porque pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais.

● Diminua a quantidade total de gorduras que ingere para 30% ou menos das suas calorias diárias. Para uma dieta de 2000 calorias diárias, esta taxa é de 65 gramas, ou menos, de gordura por dia.

● Não coma espadarte, Luciano ou cavala, devido ao alto teor de mercúrio que estes peixes contêm.

● Evite queijos suaves como feta, brie e camembert. Estes queijos podem causar infecção por Listeria. Não há a necessidade de evitar queijos processados, em creme, rijos ou iogurte.

● Evite peixe e mariscos cru, especialmente ostras ou amêijoas.

Como obtenho cálcio se for intolerante à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo para digerir lactose, o açucar existente no leite. Se for intolerante à lactose, pode ter diarreia ou gases se consumir lacticínios.


Contudo, mesmo se for intolerante à lactose, pode obter o cálcio que precisa. Eis algumas sugestões:

● Tente ingerir pequenas quantidades de leite ou legumes. O leite pode ser melhor tolerado se acompanhado por comida.
● Pode tolerar certos produtos lácteos que contenham uma quantidade baixa de açúcares (lactose), como queijos ou iogurtes.
● Ingira fontes de cálcio não lácteas, como brócolis, sardinhas ou tofu.

Porque preciso de mais ferro quando estou grávida?
O ferro é um mineral que adquire um papel fundamental para a hemoglobina, uma substância existente no sangue que transporta o oxigênio por todo o corpo, incluindo pelos músculos, ajudando-os a desempenhar convenientemente as suas funções. O ferro aumenta a resistência ao stress e doenças.


O corpo absorve o ferro com maior eficiência durante a gravidez, sendo muito importante assegurar que consome ferro suficiente para si e para o seu bebé. O ferro ajuda a combater sintomas de cansaço, fraqueza, irritabilidade ou depressão.
Seguir uma dieta equilibrada e incluir alimentos ricos em ferro ajuda a mãe e bebé durante a gravidez. Seguem-se algumas directrizes para o conseguir:
A dose diária recomendada de ferro para a mulher grávida é de 27 mg e de 15 mg para mulheres em fase de amamentação
Consumir pelo menos 3 porções de alimentos ricos em ferro por dia ajuda a garantir que ingere 30 mg de ferro por dia. Uma das melhores formas de ingerir ferro é através de um bom pequeno-almoço de cereais, ou através de fontes ricas como fígado.
As melhores fontes de ferro incluem carnes magras, aves, peixe e legumes de cor verde


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que um Biólogo faz ???
Um video bem legal sobre o mundo de um biólogo.

Esta espécime foi encontrada em uma visita que fiz na pousada do Guardião com localização proxima de jataí.
Dispocição das petalas muito chamativa lembrando um pequeno gira-sol.

Mais uma encontrada na minha querida cidade.
Flor de coloração  diferenciada dependendo do lugar que onde e encontrada. Flor com uma característica  peculiar na qual possui um cheiro  muito adocicado. Linda !!!
flor encontrada por mim em um dos meus passeios pela cidade... Essa foi encontrada na decoração dos canteiros de um dos hotéis pela cidade, muito linda!!!


Sejam Bem Vindos !!!

Olá ! Venho através deste blog passar novidades e informações relacionando Natureza e Vida  com o intuito de miscigenar conhecimentos com a participação de todos com dicas e idéias. Espero que Gostem Obrigado!